
A OAB Seção de Goiás encerrou o processo de apuração dos votos do pleito que elegeu sua nova composição para o triênio 2025-2027. A votação, iniciada às 9h e encerrada às 17h desta terça-feira, transcorreu dentro da normalidade, o mesmo ocorrendo na contagem dos votos que, ao final, garantiu mais um mandato para a Chapa 1, encabeçada por Rafael Lara, eleita com 17.397 votos.
O Compromisso Continua
Vencedora com 82,66% dos votos, a Chapa 1, liderada por Rafael Lara Martins, busca a continuidade do trabalho realizado pela atual gestão. Presidente da OAB-GO desde 2021, Lara teve como bandeiras a ampliação de benefícios para a advocacia, a modernização da estrutura da seccional e a defesa das prerrogativas dos profissionais da área. Sob sua gestão, a OAB-GO alcançou índices de aprovação de 48% dos advogados entrevistados na pesquisa e avaliaram a administração como ótima, enquanto outros 25,23% a consideram boa.
Durante sua gestão, a reforma e modernização de sedes da OAB foram priorizadas, como a de Itumbiara, a primeira subseção fundada em Goiás. “Queríamos que essas estruturas deixassem de ser apenas espaços administrativos para se tornarem locais funcionais para os advogados, com escritórios compartilhados e condições para atender clientes”, afirmou Rafael.
Outro ponto de destaque foi a digitalização de processos e a inclusão de advogados do interior nas discussões da Ordem. Lara explicou que iniciativas como reuniões híbridas das comissões estaduais e cursos online ampliaram a participação de profissionais que antes enfrentavam dificuldades logísticas para se integrar às atividades. Além disso, programas como “OAB Presente” levaram capacitações para várias subseções do estado.
Em um mutirão realizado com o Tribunal de Justiça de Goiás, mais de 15 mil alvarás foram expedidos em 2022, totalizando R$ 100 milhões em recursos liberados. Em 2024, essa iniciativa foi ampliada, incluindo expedição de Requisições de Pequeno Valor (RPVs) e precatórios.
Anápolis: Compromisso Continua
Em Anápolis a Chapa 1 foi a escolhida pela maioria dos advogados. Encabeçada por Samuel Santos, os compromissos que já vinham sendo cumpridos ao longo dos últimos três anos, deverão ser a tônica da chapa vencedora para o novo período à frente da Subseção.