Dois homens e duas mulheres civis foram ao espaço na manhã desta terça-feira (10) em uma nave Crew Dragon, da SpaceX, dando início à missão Polaris Dawn de cinco dias. A decolagem ocorreu no Kennedy Space Center, base da Nasa na Flórida (EUA), às 6h25 pelo horário de Brasília.
A Crew Dragon atingiu a órbita cerca de nove minutos e meio depois, segundo a agência Reuters. Imagens ao vivo da SpaceX também mostraram a Crew Dragon se separando do segundo estágio, revelando uma vista dela viajando sobre a Terra iluminada pelo sol.
“Confiamos em suas habilidades, coragem e trabalho em equipe para realizar essa missão que temos pela frente. Estamos mandando um abraço do solo para vocês”, disse Frank Messina, diretor de lançamento da SpaceX, à tripulação via rádio.
O foguete Falcon 9, que levou a Crew Dragon ao espaço, pousou em segurança em uma plataforma marítima no Oceano Atlântico.
Os quatro tripulantes viajarão para a órbita terrestre mais alta já voada (1.400 km de altitude), segundo a SpaceX, chegando aos pontos mais distantes do planeta Terra já alcançados por humanos desde o fim do programa Apollo, em 1972.
Para se ter uma ideia, a Estação Espacial Internacional (ISS) fica a 420 km da Terra.
A previsão é que, no dia 12 de setembro, às 3h23 pelo horário de Brasília, dois passageiros da Polaris Dawn deixem a nave para flutuar no espaço por alguns instantes, a 700 km da Terra. Se não for possível realizar nessa data, a empresa considera fazer no dia seguida, seguindo o mesmo horário.
A SpaceX ainda não detalhou como será essa caminhada.