O rei Charles III, que foi diagnosticado com câncer nesta segunda-feira (5) segundo comunicado do Palácio de Buckingham, é o membro da família real mais velho a assumir o trono do Reino Unido. Ele foi coroado há menos de um ano, em maio de 2023.
O rei passou por uma internação hospitalar recente para tratar de um problema na próstata –não era um câncer, mas, sim, um crescimento da próstata.
Durante a hospitalização, os médicos identificaram um outro problema de saúde, descrito como um tipo de câncer – no entanto até a última atualização desta reportagem, não havia sido especificado o tipo de tumor nem o estágio da doença. Além disso, uma fonte da agência de notícias Reuters informou que não se trata de câncer de próstata.
Segundo a nota do Palácio de Buckingham, ele já começou o tratamento. Os médicos recomendaram que ele adie algumas atividades públicas, mas ele deve seguir com algumas obrigações ligadas aos deveres do Estado e trabalho “de escritório”.
Segundo informações da agência de notícias britânica PA Media, o príncipe Harry informou que vai viajar ao Reino Unido para visitar Charles III, seu pai.
Ainda de acordo com agência britânica, Harry e sua mulher, a ex-atriz Meghan Markle, já falaram por telefone com o rei após o diagnóstico.
Mais velho a assumir o trono
Charles III tem 75 anos e foi coroado em maio de 2023, tornando-se o membro da família real britânica mais velho a assumir o trono do Reino Unido.
O monarca é grande defensor do meio ambiente desde a juventude — o que o torna uma das primeiras figuras importantes na política internacional a falar sobre o assunto. Há décadas ele busca chamar atenção para as mudanças climáticas.
Quando tinha 32 anos, Charles se casou com com Diana Spencer. Diana morreu de forma trágica em um acidente de carro em 31 de agosto de 1997, um ano após a separação deles.
Charles e Diana tiveram dois filhos: o príncipe William, nascido em 1982, e o príncipe Harry, em 1984. Com a ascensão de Chales, William é o primeiro nome na linha de sucessão britânica.
Charles se casou com Camilla em 2005, quase oito anos após a morte de Diana, sua ex-esposa, em 1997. Com a ascensão do marido ao trono, Camilla passou a ser rainha do Reino Unido.
Em virtude do reinado de 70 anos da rainha Elizabeth II, o mais longo da história britânica, Charles é o herdeiro que mais esperou para ascender ao trono.