Aproveitar um dia de calor, para fazer um churrasco ou preparar um almoço em volta da piscina com a família e amigos é um programa delicioso. A piscina de vinil é uma alternativa, em relação ao modelo tradicional, que vem se tornando cada vez mais a opção principal. Com estrutura semelhante, porém com custo reduzido, ela irá garantir momentos de diversão que vão ficar para sempre na memória de todos. Entre tantas opções e modelos de piscinas, é preciso pesquisar bem e descobrir quais são as principais características, especificidades e as vantagens de cada uma delas.
O que é piscina de vinil?
A construção de uma piscina de vinil é semelhante à de uma tradicional, em alvenaria. A grande diferença está no revestimento de vinil que ela recebe, também chamado de bolsão de vinil que tem como objetivo estancar a água.
A piscina de vinil é uma construção sólida e robusta. No entanto, ao invés de ser revestida com azulejo, ela recebe o revestimento em vinil, que pode ser encontrado em diferentes cores e estampas. A parte da instalação precisa ser feita por técnicos especializados, pois é esta etapa que vai garantir vida útil da sua piscina.
Piscina de vinil: vantagens e desvantagens
Apesar de ter o processo de construção semelhante ao modelo de alvenaria, as piscinas de vinil apresentam vantagens que vão desde o momento da construção até a manutenção:
- É mais econômica na hora de construir;
- A variedade de estampas do vinil permite criar diferentes estilos de decoração;
- Ajuda a manter a temperatura da água mais estável;
- Mais fácil e simples de limpar;
- Mais resistente do que os outros modelos alternativos.
Contudo, a maior desvantagem é sua durabilidade. O revestimento de vinil é mais frágil em comparação a outros materiais, por isso é preciso muito cuidado para não rasgá-lo e causar um vazamento. Portanto, cuidado com objetos metálicos e pontiagudos, brinquedos e peças que podem rasgá-lo e acabar com a brincadeira.
Como cuidar da piscina de vinil?
A piscina de vinil é mais resistente que uma piscina de plástico. Porém, por ser um material mais sensível, precisa de mais atenção, principalmente na manutenção e utilização de produtos químicos. Eles podem danificar a sua piscina de vinil, por isso sempre siga as regras e recomendações do fabricante.
Além disso, ela não deve ser esvaziada repentinamente, nem enchida aos poucos, pois pode acabar criando rugas e causando danos na piscina.
Embora precise de cuidados e atenção, o vinil é barato e simples de ser reparado, em caso de danos. Esteja sempre atento ao estado da sua piscina e aproveite os melhores momentos dos dias de calor.
Quanto custa e quanto tempo dura uma piscina de vinil?
O projeto para se fazer uma piscina de vinil pode variar muito já que diversos fatores como região, tipo e tamanho da piscina, além dos detalhes e do custo de mão de obra de cada empresa. Por isso o ideal é sempre fazer um orçamento com a empresa especializada de sua cidade.
Já a durabilidade de uma piscina também vai depender da manutenção e uso adequado ao longo dos anos. Mas, em média, a piscina dura 10 anos, tendo que ser trocada ou reparada se estiver em boas condições. Nos casos de rasgos ou buracos, você pode solicitar reparos, entretanto, o mais aconselhado é trocar toda a piscina.
Ter um jardim com piscina é tudo de bom. Ideal para se refrescar nos dias mais quentes e aproveitar com a família e amigos. Mas, atenção! Os móveis que ficarão posicionados próximos a ela, como cadeiras e até mesmo sofás estofados, devem ser feitos em tecido acquablock, um tipo de tecido impermeável, ideal para esta área que costuma estar sempre molhada e úmida. (Fontes: Internet, Hidrosauna e Viniltec)