Esporte

Tenista brasileiro é campeão mundial

Hugo Calderano vence Lin Shidong por 4 a 1 e é campeão da Copa do Mundo de tênis de mesa

Calderano conquista troféu inédito na Copa do Mundo — Foto: ITTF

         Calderano conquista troféu inédito na Copa do Mundo — Foto: ITTF

Na conquista do título da Copa do Mundo em Macau, na China, Calderano foi liderado por Thiago Monteiro. Atualmente, Monteiro é técnico da seleção brasileira, que Hugo representava na competição internacional. O treinador já havia trabalhado com o mesa-tenista antes em uma etapa do WTT, mas ainda não se sabe se ele continuará com Calderano.

A Bundesliga será o último torneio de Calderano pelo Ochsenhausen. Na próxima semana, dias 27 e 30 de abril, a equipe contará com o brasileiro nas disputas das semifinais contra o Saarbrückenen TT. Se o clube avançar, Calderano ainda terá pela frente a final do campeonato alemão, disputada em confronto único em junho.

Hugo Calderano e o treinador na Copa do Mundo de tênis de mesa — Foto: Getty Images

         Hugo Calderano e o treinador na Copa do Mundo de tênis de mesa — Foto: Getty Images

Hugo, que já chegou a ser o terceiro melhor do mundo em 2022 e deve voltar à posição após o título, iniciou a trajetória no clube alemão aos 18 anos. Com duas passagens distintas, conquistou a Bundesliga em 2019 e a Copa da Alemanha em 2019 e neste ano. Mesmo após o término do contrato, ele continuará utilizando as instalações do clube para treinamento.

Único mesa-tenista fora da Ásia ou Europa a ser campeão da Copa do Mundo, Hugo conquistou o título neste domingo contra o chinês Lin Shidong, líder do ranking mundial. Atual número 5 do mundo, Calderano já havia garantido uma medalha inédita para o Brasil ao avançar às semifinais. Até então, o melhor resultado dele e do Brasil na competição eram as quartas de final em 2019.

— É uma sensação incrível ser campeão da Copa do Mundo. Nunca poderia imaginar conseguir um título dessa magnitude. Não vinha performando na minha melhor forma, mas fiz um jogo incrível na final, contra o número um do mundo. Ele tem ganho a maioria dos títulos, está jogando em um nível altíssimo e eu consegui dominar o jogo. Não comecei confortável, perdi o primeiro set, mas consegui fazer ajustes táticos e estava muito pronto mentalmente quando a chance apareceu. Estou muito orgulhoso por trazer um título desse tamanho para o nosso país —falou Hugo após o título.

"Nunca poderia imaginar conquistar um título dessa magnitude", comemora Hugo Calderano

Calderano vinha de seis vitórias consecutivas nesta Copa do Mundo, sediada em Macau, na China. O brasileiro venceu o canadense Eugene Wang (65º), o japonês Yukiya Uda (30º), o japonês Hiroto Shinozuka (29º), o japonês Tomokazu Harimoto (3º) e, nas semifinais, o chinês Wang Chuqin (2°). Entre outras marcas importantes do mesa-tenista estão o quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o inédito tricampeonato individual dos Jogos Pan-Americanos e uma década de domínio continental, com 15 títulos conquistados.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo
    Nova Conversa
    Escanear o código
    Olá 👋
    Como podemos te ajudar?