Moradores de diferentes bairros de São Paulo, sobretudo na Zona Oeste da capital paulista, recorreram às redes sociais para narrar ter sentido um tremor de terra na noite desta quinta-feira. Há relatos de que prédios chegaram a ser evacuados por conta do abalo.
“Tremores sentidos em São Paulo. Essa é a galera do meu prédio que desceu correndo há poucos minutos”, contou um usuário do X. Perdizes, Pompeia e Mooca estão entre as localidades afetadas.
Qual foi a causa do tremor de terra em São Paulo?
Uma das possibilidades, levantada também pelos próprios internautas, é a de que o fenômeno tenha relação com um terremoto de 7,3 graus na Escala Richter que atingiu uma região próxima ao deserto do Atacama, no Chile, pouco antes das 23h desta quinta. O horário coincide com as primeiras postagens nas redes sobre o tremor em SP.
Moradores relatam tremor de terra em São Paulo
Uma moradora de Perdizes descreveu ao GLOBO que chegou a acreditar que o prédio em que mora estava caindo.
— Eu olhei para o meu noivo achando que ele estava balançando o sofá, e ele me olhou achando a mesma coisa. Aí entrei no grupo do condomínio, e as pessoas estavam perguntando se mais alguém tinha sentido. Eu pensei também que pudesse estar com tontura. Depois, pensei: “Meu Deus, o prédio vai cair” — contou.
“Fiquei assustado há pouco com o tremor aqui em São Paulo. Eu estava no sofá e ele começou a se mexer, olhei para a planta que estava ao meu lado e as folhas estavam balançando. Cheguei a ficar levemente tonto. Nunca tinha sentido isso”, descreveu outra conta do X às 23h12.
“Tremor sísmico agora em São Paulo e minha cama tremeu. Caraca, que medo”, afirmou outra conta um minuto antes. “Tremor em São Paulo, que doideira, pensei que estava com labirintite. Balançou tudo!”, compartilhou mais uma moradora, às 23h10.
“Eu estou sem palavras aqui. Minha cama começou a tremer por uns cinco segundos e estou ouvindo relatos que pessoas de São Paulo também sentiram esse tremor”, dividiu um perfil na mesma rede às 23h04. “Achei que só eu tinha sentido um tremor no chão por volta das 22h55. Abri as redes e vi outros relatos na cidade de São Paulo. E no Chile um terremoto de 7.3”, disse outro, já especulando sobre a possível causa.