Durante reunião ordinária realizada nesta quarta-feira, 26/06, a Associação Comercial e Industrial de Anápolis recebeu três palestrantes, um deles abordando tema relacionado à segurança, presencialmente, e os outros dois dirigindo-se à plateia formada por diretores da ACIA e convidados, à distância, detalhando abordagens dos setores de energia solar e inovação. Informaram os dois palestrantes ligados à empresa Solaric, de Maceió (AL), que as obras de implantação de uma mega usina fotovoltaica terão início nos primeiros dias deste mês de junho em Anápolis.
Descriminalização da maconha: alerta
A área da segurança foi abordada, com muita propriedade, pelo Delegado Geral de Anápolis, Rafhael Barboza, trazendo informações sobre a atuação da Polícia Civil. Um dos momentos de maior participação dos diretores foi quando o palestrante enfatizou a necessidade de uma união de esforços da comunidade anapolina em apoio às pessoas em situação de rua para um melhor encaminhamento dos integrantes dessa crescente população. Rafhael Barboza enalteceu o trabalho realizado pela Missão Vida e disse que a entidade hoje altamente respeitada por seus 41 anos de atuação em Anápolis e em outras cidades e estados tem todos os meios para contribuir com a reabilitação e a ressocialização das pessoas em situação de rua, porém, a maior dificuldade reside no fato de que a procura por ajuda tem que ser voluntária.
O Dr. Rafhael Barboza abordou também a descriminalização da maconha e fez um alerta: “A partir de amanhã teremos o começo de um aumento significativo da população em situação de rua em consequência dessa decisão do STF”.
Usina em Interlândia
Os palestrantes Ícaro Silva – Gerente Geral da Solaric Energia Fotovoltaica e Alenilson Barbosa – Diretor Executivo da Recruitment, via online, abordaram os temas Inovação e Geração de Emprego no Setor Comercial e Industrial de Anápolis.
Ícaro Silva apresentou a empresa Solaric contratada pela iniciativa privada para instalar uma mega usina fotovoltaica a se situar entre os distritos anapolinos de Souzânia e Interlândia e com os primeiros trâmites para esse fim já realizados. Ao todo serão 40 empregos diretos e 120 indiretos.
Antônio de Deus, Kim Abrão, Thiago Estrela e Alexandre Rodrigo Alves fizeram perguntas aos palestrantes.
Os representantes da Solaric registraram algumas dificuldades encontradas para contratar mão de obra qualificada em Anápolis, destacaram a importância da participação de empresas anapolinas em todo o processo de implantação e gestão da usina que terá uma capacidade geradora de 2,5Mwp e responderam satisfatoriamente às perguntas dos diretores da ACIA e dos convidados.
Ao final da reunião, a vice-presidente da ACIA, Juracy de Alcântara Ribeiro agradeceu a todos pela presença.
O diretor Antônio de Deus, ao questionar o problema da péssima estrutura física da polícia civil em Anápolis, sugeriu a implantação de mais delegacias nos bairros e indagou sobre a segurança nos estados: VEJA VÍDEO:
O Delegado Geral de Anápolis, Rafhael Barboza, respondeu ao questionamento de Antônio de Deus afirmando que o primeiro estado da federação mais seguro atualmente é Santa Catarina. Em seguida, fez um alerta gravíssimo sobre a descriminalização das drogas. Mais adiante, revelou qual unidade da federação está em segundo lugar no quesito segurança. VEJA VÍDEO: