Anápolis

Nosso tributo ao Dr. Eurípedes Junqueira

By Moacir de Melo

De repente, em um momento, num lugar ímpar e inesperado, há mais de 30 anos, vi e ouvi com as atenções devidas, um líder anapolino fazendo um discurso lindo, com uma voz melodiosa e cheia de entonação quando o assunto exigia, recheado  de conteúdos gentis, porém em estilo pragmático, sempre usando comparações de fácil entendimento, visando melhorar pessoas e sua comunidade, bem como melhorar  a comunidade mundial como um todo. Mal sabia que estava diante de uma personalidade anapolina maior, dotada dos maiores atributos da humildade, da tolerância e compreensão. Passei a conhecer e me interessar pelo Dr. Eurípedes Junqueira. Procurei seguí-lo, sem muito sucesso, em virtude de minha fraqueza espiritual. Passados todos estes anos, Junqueira só melhorou: sempre atencioso, passou, ainda mais, a dar atenção às pessoas e seus amigos e companheiros, é cada vez mais humilde, mais família, mais ligado em servir a comunidade pelos meios que lhe são possíveis. Seus discursos, sempre de improviso e falando com o coração, são sempre inéditos e cheios de amor e paz e isto faz com que tenha sempre completo domínio da platéia, seja ela de qualquer nível. Que bom!

Junqueira foi um homem de invejável currículo de serviços prestados à comunidade anapolina e goiana. Sempre caminhou dentro da ótica do servir ao próximo desinteressadamente, de dedicação à família, aos amigos e companheiros, de fazer com amor, de gostar do que faz, por isso sempre fez com muito zelo o trabalho que nunca abandonou.  Esta artigo é por demais pequeno para discorrer sobre seu currículo de serviços prestados. Tentaremos sintetizar: Em Anápolis foi Professor e Diretor do Colégio Estadual José Ludovico de Almeida; em 1955, foi Secretário do então Prefeito Carlos de Pina que o ingressou na política; exerceu o mesmo cargo no mandato dos prefeitos Hely Alves de Souza, Jonas Duarte e Raul Balduíno; foi prefeito durante os anos 1974 e 1975, deixando de legado o Espaço Cultural (atual Centro Administrativo) e a implantação parcial das Avenida Brasil, Mato Grosso e Presidente Kenedy. Em nível estadual foi Secretário da Administração no governo de Leonino Caiado e Procurador do Estado no governo de Ary Valadão; ainda serviu na CASEGO Cia. De Armazéns e Silos de Goiás. Não interessou-se muito pela política, porém.

Na missão de melhorar pessoas e sua comunidade, Eurípedes Junqueira, tornou-se Rotariano há mais de 70 anos, sempre nos quadros do Rotary Clube de Anápolis (O pioneiro), onde ocupou todos os cargos e chegou ao alto posto de Governador de Rotary, para o Distrito 4530 (Goiás, Tocantins e Distrito Federal). Nesta missão levou a mensagem de motivação para servir ao próximo, melhorando vidas e as comunidades locais no espírito cristão, a todos os clubes da área de atuação. No Distrito 4530, é um dos mais respeitados rotarianos, por merecimento. Na Maçonaria, Grande Oriente do Brasil, também serviu em todos os cargos e tornou-se Grão Mestre e, posteriormente, Ministro do Supremo Tribunal de Justiça Maçônica, em nível nacional. Hoje é um dos maçons mais respeitáveis do País.

Desde o ano de 1966, ou seja, há 58 anos, é o Tabelião do Cartório de Títulos e Protestos de Anápolis onde exerce as suas funções de maneira correta, sempre justa, fazendo tudo com muita dedicação e zelo à função pública. Enfim, Eurípedes Junqueira, com seus mais de 70 anos de serviços prestados à nossa comunidade, é, com certeza, o maior exemplo de cidadão anapolino dedicado a servir cada vez melhor, sempre com sorriso no rosto, com muita paciência, discrição, tolerância e muito, mas muito mesmo, amor ao próximo.

Colocamos aqui neste humilde artigo, minha família e eu, nossos tributos a este grande cidadão anapolino, que agora foi para o eterno ao lado do Criador de todas as coisas. Creditamos também, à sua família, esposa e companheira de todas as horas (Geny) e aos cinco filhos do casal (Vitor, Denis, Júnior, Eugênio e Fred), o sucesso desta caminhada, que Eurípedes gostava de denominar “cavalgada”.

UMA CAVALGADA DE AMOR AO PRÓXIMO.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo
    Nova Conversa
    Escanear o código
    Olá 👋
    Como podemos te ajudar?