Anápolis

Prefeitura de Anápolis inicia ações de revitalização do Córrego João Cesário

Comdemas e Semma deram início ao levantamento pela área próxima ao Parque da Criança Antônio Marmo Canedo

Na manhã desta quarta-feira, 1º/11, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Câmara Técnica criada pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Saneamento – COMDEMAS para atuar no projeto de revitalização do Córrego João Cesário, realizaram as primeiras incursões visando definir as ações diretas a serem desenvolvidas ao longo do curso d’água que percorre um trecho de 3,5 km na região centro-norte de Anápolis, entre as nascentes-mãe e o ponto onde desagua no Ribeirão das Antas,

A iniciativa foi aprovada na última reunião ordinária do Conselho de Meio Ambiente e os membros da Câmara Técnica deram início ao levantamento pela área próxima ao Parque da Criança Antônio Marmo Canedo (Parque da Matinha). O objetivo é detectar pontos de erosão e de desflorestamento para promover ações de recuperação e plantio de árvores nas áreas atingidas. A detecção de lançamentos de esgoto clandestino no leito do córrego também está incluída entre as ações dessa fase de execução do projeto.

Membros do Comdemas e Semma no João Cesário

Com o levantamento iniciado hoje, as ações serão estabelecidas de imediato uma vez que recursos da ordem de R$ 2.725.000,00, oriundos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, já estão aprovados pelo Conselho para utilização no projeto de revitalização. Secretarias municipais como Obras, Serviços Urbanos, Meio Ambiente e outras, participarão diretamente das ações de revitalização.

Obra de reconstrução da ponte

Paralelamente, a Prefeitura dará início aos primeiros contatos com empresas e instituições com a finalidade de buscar o apoio da comunidade para a execução do mais ousado projeto ambiental da história do município.

Parceiros

No primeiro levantamento, iniciado nesta quarta-feira, estabeleceu-se como prioridade a imediata revitalização e adequação do Parque da Criança Antônio Marmo Canedo à sua finalidade original. Revitalizar a mata ali existente, implantar equipamentos de lazer na grande área desflorestada do Marmo Canedo e criar um parque linear em área fronteiriça ao parque, são ações que contribuirão com a execução da revitalização do Córrego João Cesário. A estratégia sugerida pela Câmara Técnica e pela Semma é a de utilizar máquinas e trabalhadores que no momento realizam a reconstrução da ponte existente sobre o córrego naquele trecho para que sejam realizadas as primeiras ações às margens do João Cesário e no Parque da Criança, com apoio direto de outras secretarias municipais.

Parque da Criança: revitalização é sugerida

Ficaram definidas também a realização de ações de revitalização nas duas nascentes-mãe do córrego, ações essas que serão estendidas da montante para a jusante do João Cesário até chegarem ao Parque da Criança. Desse trecho em diante as ações ocorrerão numa segunda etapa da execução do projeto.

União de forças

Os primeiros contatos com a comunidade para que empresas, instituições e moradores se engajem no projeto foram realizados no início ano e continuam acontecendo sistematicamente. Já responderam positivamente empresários como José Ricardo (Café Rancheiro), Ângelo Lovis (2º Cartório de Registro de Imóveis), Anastacios Apostos Dagios (Etenco) e a própria Associação Comercial e Industrial de Anápolis -ACIA, através de seu presidente, Luiz Ledra. A Associação Educativa Evangélica, através do presidente Augusto Ventura, também respondeu positivamente ao convite para participar diretamente do projeto e os próximos contatos serão mantidos com a Base Aérea, Saneago e outras instituições e empresas estabelecidas na região do Córrego João Cesário.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo
    Nova Conversa
    Escanear o código
    Olá 👋
    Como podemos te ajudar?