Sim, revolução através de inovações que já contemplaram milhares de pacientes antes acometidos por dores crônicas e debilitantes, através das chamadas dores miofasciais que são amplamente prevalentes na população global e que têm um impacto significativo nas atividades diárias e afetam a vida de inúmeras pessoas mundo afora.
A autora da inovação? Uma Mulher! Sim, uma mulher que pretendemos homenagear por este simples artigo: Dra. LARA DE VECCHI MACHADO. Nascida em Brasília, mas radicada em Goiânia (GO), que se diz goiana dos pés rachados por amor e excelência, com mais de 22 anos de experiência na área da fisioterapia, ela é mestra e doutora em ciências da saúde, professora universitária e, no momento, cursa doutorado nos Estados Unidos. Lara De Vecchi propõe uma solução eficaz ao mundo para as dores miofasciais. Com isto, eleva o padrão de cuidados e desafia estereótipos de gênero no campo da fisioterapia, atraindo mulheres a assumirem papéis de liderança na ciência e na saúde.
Dra. Lara vai publicar em junho deste ano no Brasil, e em julho nos Estados Unidos – onde é pesquisadora e doutoranda bolsista – um livro em português e inglês sobre a técnica inovadora que desenvolveu ao longo de sua carreira para tratamento da dor miofascial que denominou de: MYOFASCIAFLOW PAIM RELIEF PROTOCOL (MPR) ou, cá prá nós, Protocolo para Alívio das Dores Miofasciais. O método (protocolo), com certeza, vai revolucionar as técnicas de tratamento dessas dores mundo afora. Em terras goianas já liberou de dores milhares de pessoas, com sucesso total e absoluto.
Com certeza, além de sua notável competência profissional e expertise no campo da fisioterapia, a Drª. Lara desempenha um papel inspirador como representante da mulher no universo da Ciência e da Fisioterapia. Seu compromisso e conquistas destacam a significativa contribuição das mulheres no avanço científico e no desenvolvimento de abordagens inovadoras para o cuidado da saúde. Tudo isto faz com que O DIA INTERNACIONAL DA MULHER – 08 DE MARÇO – seja ainda mais destacado mundialmente como conquistas da MULHER com inserção no meio da ciência.
Na verdade, o Protocolo MPR não é apenas uma técnica avançada, mas sim, um testemunho do impacto positivo que mulheres pioneiras, como a Drª. Lara, podem ter na transformação do cenário da saúde global. Ao abordar a dor miofascial de maneira inovadora, ela não apenas alivia o sofrimento de indivíduos, mas também inspira uma nova geração de profissionais mulheres e homens a seguir seus passos, contribuindo para um futuro mais inclusivo e progressista na fisioterapia e na ciência em geral.
O lançamento do livro sobre o Protocolo MPR, marcado para junho deste ano em Goiânia e para julho nos Estados Unidos, representa não apenas um marco na carreira da Drª. Lara, mas também um passo significativo na disseminação de conhecimento e na promoção de práticas de saúde mais eficazes e compassivas em escala global.
PARABÉNS, Drª. Lara de Vecchi Machado pelo que a senhora e seu trabalho representam para o mundo. Parabéns pelo DIA INTERNACIONAL DA MULHER, que a senhora representa com disposição, amor ao próximo e muita galhardia.
E VIDA À MULHER, essa guerreira que vai à luta e sempre vence!